segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Apocalypse Now, EUA, 1979



Se vc tem 4 horas para gastar diante de uma tela de TV o filme Apocalypse Now é uma boa pedida.

Existem duas versões do filme, uma "resumida" com cerca de 2 horas e meia e a original com quase 4 horas de filme.

Porém eu como sou um hardcore assumido recomendo a versão completa de 4 horas !

A película, estrelada por Marlon Brando (que não aparece o filme todo e nem estava em sua melhor forma mas ainda assim era ele); Martin Sheen (que sofreu um enfarte em meio as filmagens) e dirigida por Francis Ford Copolla (que tentou se matar durante as filmagens nas Filipinas) e foi baseada no livro chamado Heart of Darkness de Joseph Conrad. Ainda vale dizer que tinha o jovem e discreto Harrison Ford , quase irreconhecível no meio do elenco.

Decidi cita-lo aqui pois estou com o livro, versão em inglês que começarei a ler. Nem sei se esse livro foi lançado em Português-BR, creio que sim. Também não tenho idéia se vou gostar do livro mas o fato é que achei-o por 10 dinheiros em um sebo aqui pertinho de casa e resolvi apostar !

Na minha opnião é o melhor filme já feito sobre o tema Guerra do Vietnam, tão brilhantemente abordado nos anos 80 pelos nossos heróis Stallone, Chuck Norris e Schwarznegger.

Porém esse filme explora o lado mais psicológico da guerra, apesar de não perder as oportunidades de cenas de ação. Tambem retrata o humanitarismo a beira da falência de um coronel perdido em uma comunidade selvagem no meio do Camboja.

O filme é tido por muitos como a obra prima de Copolla depois do "O Poderoso Chefão" ( lógico ! ). Eu prefiro dizer que depois que vi esse filme todos os outros que falavam de Vietnam pareciam o programa da Xuxa.

Ainda vale a pena dizer que o filme levou 2 Oscars, 3 Globos de Ouro e Palma de Ouro em Cannes !

Um comentário:

dona_mariposa disse...

Quanta informação, querido!
Mas fiquei com vontade de ver o filme.
Claro, o livro eu não leria... preguiiiça. Eu não curto muito essa temática de guerra, mas algumas coisas são necessárias de conhecimento, né?
Beijocas.