terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Gaia

"Quando chegarmos ao próximo século, não haverá mais vida na terra. Ou ao menos não haverá mais civilização da forma como conhecemos hoje. 6 Bilhões de pessoas morrerão, e as poucas outras que ficarem serão obrigadas a viver em latitudes mais altas como os países nórdicos e em condições bem diferentes do conforto que existe hoje."

Declarações como essa não preocupariam tanto se viessem de fanáticos religiosos ou mesmo hippies da Praça da República mas elas vem de James Lovelock.

Lovelock, que hoje é um dos cientistas e pensadores mais respeitados do mundo, ficou conhecido na década de 70 como um dos descobridores do buraco na faixa de Ozônio. Também ficou conhecido na mesma época por ter subestimado nos primeiros meses os efeitos desse buraco.

Uma de suas teorias mais curiosas é que a Terra é na verdade um Organismo vivo e nós todos funcionamos como se fossem uma parte desse organismo. Essa teoria foi batizada como Gaia (em homenangem a Deusa da Terra na mitologia Grega).

Em 2002 Lovelock chegou a declarar que os efeitos do aquecimento global seriam corrigidos por esse pela própria Terra e de que não precisariamos nos preocupar muito com isso pois fazia parte de um ciclo natural. Gaia se encarregaria de corrigir os danos da humanidade.

Porém, anos mais tarde, ele próprio desmentiu isso e disse que foi convencido por outros colegas sobre a nocividade dos efeitos desse aquecimento. Segundo ele, Gaia está condenada a morte e as ações que tomamos hoje contra o aquecimento global sequer fazem cócegas nos danos que já criamos e continuamos a fazer.

Desenvolvimento Sustentável, energia de fontes renováveis e todo esse blablablá pela teoria de Lovelock é pura balela ! Criando mais polêmica o cientista afirma que todas os cenários de previsões de aquecimento feitos em computador não servem pois os computadores consideram o aquecimento para o futuro considerando o passado e isso desconsidera que a escala é muito mais agressiva para o futuro.

Em suas previsões oque os cientistas dizem que acontecerá no ano de 2100 já terá acontecido em 2040 e isso tornará a maior parte do planeta desértico e inabitável. Ainda afirma que previsões baseadas em cálculos de computador não condizem com a realidade.

Estou em plena fase de leitura do livro "Gaia, um novo olhar sobre a vida na Terra" de 2007. Confesso que nunca li nada tão assustador. Comecei pela teoria básica em "Gaia, uma teoria do conhecimento" que li já algum tempo atrás.

Oque mais me impressiona é como o autor propões saídas e soluções muito mais radicais do que simplesmente abaixar a potência da geladeira, comprar lâmpadas econômicas ou desligar o chuveiro quando for se ensaboar.

Segundo ele isso não vai nos salvar.... e eu que acreditava estar fazendo bem abastecendo o tanque do meu carro com Álcool !

Um comentário:

dona_mariposa disse...

empresta o livro depois de acabar?
;)