quinta-feira, 13 de março de 2008

Poder

Falemos aqui sobre o livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel. Esse livro sim, deveria ser obrigatório a todos.

Sem distinção de classe social, nível hierarquico, instrução, função, religião, ideologia.

É um livro que fala do que mais discutimos e perseguimos sem darmos conta, o Poder.

O poder é uma coisa imoral... seja ele político, financeiro ou ideológico.

Em todos os lugares onde existe poder ou hierarquia a prática sempre se sobresai a ética. O objetivo maior de manter-se no poder faz com que qualquer ser humano desafie até seus próprios valores morais.

Assim funciona o mundo, assim funciona a política, assim funciona nossa vida. Seja em nosso lar, nosso emprego, nosso condomínio, nosso habitat.

Curioso mesmo é como isso é aceito de forma geral (me incluo nisso) com naturalidade, e ao mesmo tempo sem admitirmos que seja verdade. Juramos até a morte que isso não seja nosso objetivo, porém em nossos íntimos sabemos oque se passa. É como uma mentira coletiva, uma mega-hipocrisia social. Uma mentira que vivemos e contamos tantas vezes que passa a ser verdade.

Dizem que o ser humando é pobre de instintos e por isso foi dotado do raciocínio e da capacidade de transmitir conhecimento. Talvez essa coisa de buscar o poder seja um de nossos instintos mais básicos. Essa busca que tanto nos fascina de uma forma que não percebemos e muito menos admitimos é algo que tambem não podemos lutar contra pois é instintivo, maior que nossa vontade ou existência. Por isso, simplesmente fazemos e assim continuaremos por todo nosso ser!

O poder excita, motiva, energiza, satisfaz... enfim, somos seres absolutamente sujos e imorais por essência.

Nenhum comentário: