domingo, 16 de março de 2008

We are all connected !

Deixamos há muito de sermos seres individuais... somos parte de uma coisa maior, uma rede, uma matrix...

Através de um celular se pode saber onde estamos, através de nossos emails ou telefonemas alguém de outra parte do mundo pode saber com quem nos comunicamos, oque falamos, oque gostamos ou baixamos... qual sua renda, seu patrimônio, seus desejos, está tudo lá... na rede, seja no seu banco, orkut, email, telefone no cadastro do cartão de crédito.

Câmeras nos elevadores, shoppings, ruas, escolas, empresas. Ao entrar em um prédio somos obrigados a deixar nossas fotos, ao comprar um fogão damos nosso endereço, telefone e tudo isso vai para um banco de dados.

De agora em diante em São Paulo teremos nossos veículos literalmente rastreados através de um chip obrigatório instalado em nossos para-brisas.

Em Neuromancer de Wilian Gibson, essa matrix criou vida e passou a controlar nós humanos. Tudo que foi criado para facilitar nossa vida se virou contra nós e nos prendeu a sua própria vontade.

Em 1984, George Orwell descreveu exatamente oque vivemos hoje (em 1955 !). A diferença entre a nossa sociedade e aquela onde vivia o bom Winston (personagem principal do livro) é "somente" o regime de governo.

Pois é... acho que não nos damos conta do risco que é essa vida em conexão direta. Entregamos todo o conteúdo de nossas vidas a uma rede de dados, confiando em nossa dita democracia.

Na verdade estamos criando um autoritarismo mais feroz do que o de qualquer governo que já conhecemos. Essa ditadura "oculta" não depende de governante, nem de partido político... ela nos prende ao nosso próprio estilo de vida.

Ela não proibe a comunicação, nem a expressão, ao contrário estimula isso e faz com que você fique dependendo de tal forma que esqueça como era fazer amigos antes da internet, ou que nem mesmo ligue para seus pais já que pode ter notícia deles por email.

Eu não gosto nem de imaginar oque alguem mal intecionado possa fazer com toda essa conectividade !

Nenhum comentário: